domingo, 13 de abril de 2008

O que me inspira...

Eu sempre achei engraçada essa minha fascinação pelos cheiros. Pelo cheiro de tudo. E, talvez agora com 20 anos nas costas, eu já possa tentar, esboçar, no mínimo, imaginar uma explicação.

Como toda magia parte de uma história, aqui vai a minha: Eu tinha cinco aninhos e estava longe da maturidade suposta hoje. Sentada no chão da marcenaria, ao lado do velhinho que continua a ilimunar os meus sonhos. Sem mais nem menos, mas com toda a certeza que o abrigava, ele disse: "vai chover, Ju. Sinta só o cheiro...". Ele inspirou e eu também o fiz em uma imitação quase perfeita, não fosse a experiência.

Foi então que eu passei a prestar atenção a esses detalhes de cada coisa e situação, antes mesmo de ouvir falar nos cinco sentidos. O olfato foi naturalmente se desenvolvendo, depois de muitos esforços.

É impressionante a maneira como a minha memória se baseia nesse sentido. Os tais cheiros ficam na memória mesmo com o passar dos anos. Eu guardo o cheiro daquela viagem a Ubatuba, terra molhada com jasmin. Ou o daquela ao Guarujá no ano passado, cheiro de pipoca, dama da noite e mar.

E às vezes os sinto denovo. Mesmo sem a presença física...

Andando pela Paulista, senti o cheiro deste apartamento no Guarujá, o da viagem com os amigos no ano passado. Cheguei a me questionar: quando a lembrança dele vem do nada, é a saudade do momento que bate e fica?! Nem sei porque perguntei.

Minha casa cheira lírio e paz. A Roxinha cheira babalu de uva. O tio mais doido cheira macadâmia. E ele cheira confort.

"Que menina doida! Porque não disse logo que gosta muito de perfumes?"

Não, não. Não é dos perfumes que eu falo. São os intrínsecos que me atraem. Sinto, eles não vêm em frasquinhos coloridos e muito menos custam caro. E melhor, não sinto muito.

Não vou explicar o que nem eu sei.

Limito-me a ficar aqui sentindo o cheiro da idade nova, do jantar em família, dos telefonemas, da noite estrelada...e que todos eles fiquem pra sempre aqui. Mais, que eu continue a recordar de um e de outro, vez por outra.

3 comentários:

Unknown disse...

Honrada com a citação e mais uma vez impressionada com a sua sinestesia verbal =)

Marcelo Macedo disse...

Eu tb sempre me instiguei com cheiros.
Tipo.. como posso lembrar de um cheiro sem senti-lo??? É estranho, mas realmente da pra sentir novamente, só pela lembrança.
E eu sempre lembro do cheiro de Ubatuba, num apartamento q a gente ficava há uns....13 anos!!!!
Enfim, cheiros sao legais!
Bjos!

Tchelo disse...

Aliás, eu te linkei.